Essa história aconteceu a aproximadamente 450 anos após o dilúvio. Após o episódio da torre de Babel a idolatria aumentou muito e Deus escolheu um homem da linhagem de Sem, para ser o guardador dos oráculos divinos. Deus sempre teve o seu remanescente, começou com Adão depois veio Abel, Sete, Enoque, Matusalém, Noé, Sem e agora quando parecia que a idolatria causaria uma extinção ao seu povo, ele escolhe um justamente de um ambiente idólatra um fiél entre os infiéis. Abraão cresceu num ambiente idólatra cheio de superstição e paganismo. Olha o que diz o livro de Josué a respeito da família de Abraão:
Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses.
Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque. Josué 24:2, 3
A história de Abraão tem muitas lições, mas uma das principais é a lição de que Deus te ama tanto que pode te escolher e te chamar para servi-lo do meio de um lugar onde parece ser impossível de alcançar. Talvez eu esteja falando para alguém que nasceu em um ambiente assim ,onde desde pequeno as bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas ainda piores, conversas tolas, vulgares e  hábitos tendenciosos para o mal, , ambientes de fofocas e contendas sempre foram hóspedes presentes, onde nunca foi ouvido o nome de Deus, não sei qual foi o seu ambiente, mas uma coisa eu sei ,Deus chamou Abraão desse ambiente, ele não só chamou, como fez Abraão o pai de uma grande nação, fez de Abraão o pai do povo judeu e dessa mesma linhagem viria Jesus Cristo, o nosso Salvador. Mas porque será que Deus chamou Abraão? Será que Deus dar preferência aqueles que estão em ambientes idolatras? Claro que não! O próprio Deus é contra a idolatria. Deus chamou Abraão porque ele sabia que Abraão não podia crescer em um ambiente como aquele, um ambiente onde Deus não é adorado, assim como ninguém pode ser feliz em um ambiente onde Deus não é adorado, Deus chamou Abraão porque Deus não vê como nós seres humanos, as vezes avaliamos famílias e pensamos ser impossível a conversão de alguém de uma família como aquela , mas Deus viu que ali tinha um fiel no meio dos infiéis e chamou a Abraão para ser o herdeiro do seu oráculo sagrado, para conservar o seu remanescente.
Abraão não hesitou em aceitar esse chamado, saiu de Ur e foi para Harã. Após a morte de seu pai Terá, Abraão seguiu rumo à terra de Canaã. Da família de Abraão apenas sua esposa Sara e seu sobrinho Ló resolveram acompanhar Abraão até a terra de Canaã.
Não foi fácil para Abraão tomar uma decisão como essa, havia muitos motivos para prender o patriarca a sua terra, não era fácil para ele deixar a intimidade e companhia da família e dos amigos que ele tinha feito ,não foi fácil entender que aceitar o chamado de Deus custava o abandono de seus parentes que não queriam seguir o mesmo propósito dele, não era fácil deixar toda a sua riqueza que possuía, a casa onde morava ,todos os planos terrestres, toda a tradição família para ir para um lugar onde ele não conhecia, porém de uma coisa Abraão tinha certeza, o melhor lugar para se viver nesse mundo é o lugar que Deus escolhe para você, Abraão entendeu que Deus tinha um plano maravilhoso na vida dele e não pensou duas vezes em aceitar, confiou em Deus, considerou as perdas como ganho, entendeu que aceitar o chamado de Deus resulta em felicidade, entendeu que por melhor que seja a sua vida e o lugar onde você mora, se Deus te chama é porque ele tem um lugar ainda melhor para você, entendeu que por grande que seja o seu vínculo e o seu amor pela sua família, o amor a Deus tem que ser maior que tudo ,entendeu que para os propósitos de Deus se cumprirem em sua vida era necessário que ele fizesse a renúncia e tomasse sua própria decisão. Assim como Deus chamou Abraão e disse “Sai da tua terra” ele também te chama para sair da sua terra, não estou falando apenas de um local geográfico, Deus te chama para sair da terra do sofrimento, do vazio no coração, da terra da idolatria, da terra da prostituição, da terra da zombaria, das drogas, da culpa carregada, da ansiedade, da vaidade, da vida sem esperança.Eu  não lhe conheço mas uma coisa eu posso lhe afirmar, se você vive numa terra onde Deus não é adorado, se você vive uma vida onde Deus não é o primeiro em sua vida, com certeza você não é feliz, com certeza existe um vazio no seu coração, que só Deus pode preencher, ouça a voz de Deus dizendo “Sai da tua terra e vem para a terra que te mostrarei”. Em nossa caminhada cristã nunca podemos parar de cresce, nunca chegará um momento em nosso processo de santificação onde vamos atingir o alvo em termos de perfeição, pois só podemos ser considerados perfeitos à vista de Deus quando reconhecemos que somos imperfeitos. Esse também é um chamado para sairmos da vida estagnada em que estamos, daquele estado de mornidão que provoca ânsia de vômitos no Criador.
Sempre gostei de cavalos desde pequeno e um dia ganhei de minha vó um cavalo chamado gato preto ele era aquele cavalo bem mansinho, ideal para uma crianças de 3 a 4 anos, o tempo foi passando, fui crescendo e percebi que aquele cavalo não me servia mais, pois ele já estava mais velho e sempre ficava para trás dos outros durante as caminhadas, e cheguei à conclusão de que precisava de um cavalo mais rápido e que fosse útil para minha nova idade. Na vida cristã é assim também precisamos deixar aquele cavalo mansinho e montar em um novo cavalo, precisamos estar abertos a novas verdades que Deus quer nos mostrar, precisamos ser humildes e entender que ainda que possuímos hábitos que nos acompanham a anos podemos abandoná-los ou quem sabe aperfeiçoa- los, mesmo depois dos nossos 75 anos como fez Abraão, precisamos entender pela fé que Deus tem sempre algo melhor para cada um de nós.
 Quando Abraão aceitou o chamado Deus o levou a terra de Canaã, o mesmo serve para mim e para você, Deus nos chama para sairmos dessa terra rumo à Canaã celestial onde haverá vida eterna onde a morte não mais existirá. Hoje você não ouve o som direto da voz de Deus, mas Ele te chama pelos escritos de sua palavra, pela obra evidente da criação, pela voz de seres humanos, por essa mensagem que você está lendo hoje, é exatamente agora o seu chamado, agora mesmo enquanto você ler. Deus te chama agora pois ele quer mudar a sua vida, porque você tem muito valor para Ele, porque Ele quer transformar o seu caráter e quer fazer de você um cidadão da família celestial. Está pronto para dizer sim a Deus e encontrar a verdadeira felicidade fazendo renúncias e considerando todas as perdas como ganho? Se você deseja fazer isso você tem a fé de Abraão e assim como ele vai partilhar o prazer de viver uma vida eterna ao lado de Jesus.

                                                            Saul Fraga